Nas aulas de música, as atividades trabalhadas priorizam o desenvolvimento da escuta e da percepção musical, a ampliação do repertório musical e cultural, além do desenvolvimento da criatividade e da imaginação.
No 1º ano do Ensino Fundamental, consideramos o trabalho anteriormente realizado para a educação infantil. Enfatizamos ainda mais a questão da escuta e da organização dos sons e do silêncio no tempo e no espaço, seja em jogos de improvisação musical, na elaboração de arranjos musicais ou na criação musical.
Nas demais etapas do Ensino Fundamental 1, as crianças estão migrando da imprecisão para a precisão musical: começam a se interessar pelas notas musicais, por improvisações musicais com organização determinada, por leitura, escrita, repetição rítmica, etc. É uma nova forma de compreender a organização dos sons que deve ser explorada nas aulas de música. O professor garante a discussão, reflexão e apreciação musical para continuar ampliando o conceito de música dos alunos.
Ao final , esperamos que os alunos sejam capazes de:
- Compreender a música como linguagem expressiva e forma de conhecimento do mundo
- Expressar-se por meio dos sons e da música
- Improvisar, criar e interpretar
- Desenvolver senso estético para apreciação musical
- Reconhecer músicas de diferentes estilos, gêneros e ritmos da produção nacional e internacional
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